Esses dias foram tão malucos quanto o tempo aqui em Campinas. Fim de inverno, começo de primavera, chuva, sol, aquele entra e sai de lugares com e sem ar condicionado... Bom, resolvi dar uma passada rápida aqui para umas reflexões rápidas.
- Fato 1: as pessoas não param de nos surpreender. E como fazemos parte desse desse grupo, não paramos de surpreender as pessoas também, claro.
- Fato 2: as pessoas acreditam naquilo que querem acreditar. Tudo se transforma e aquilo que um dia foi, não é mais. E talvez nunca tenha sido mesmo. As pessoas são muito complicadas, às vezes egoístas e oportunistas, infelizmente.
- Fato 3: as pessoas envelhecem. Envelhecer não é ruim, mas tudo depende de como se envelhece. Diferentemente do envelhecimento físico, que só traz limitações, o da mente pode levar uma pessoa a caminhos completamente distintos: manias, rotinas, amigos, conformismo, esperança, solidão, arrependimentos, orgulho, aventuras, ambição, altruísmo, são inúmeras combinações que moldam nossa personalidade. Reinventar-se não é trivial, pois podemos ficar presos na roda do ridículo, apenas com a ilusão de movimento.
- Fato 4: sempre existe o poder da escolha. E quando há escolha não faz sentido nenhum sentimentos como pena, arrependimentos, etc. As pessoas não conseguem pelo que desejam, conseguem pelo que fazem. E até a beira do precipício, enquanto não se cair nele, sempre há tempo para encontrar novos caminhos. O caminho nem sempre é fácil, mas escolhas destrutivas só potencializam o mal.
Juntar o fato 2 ao 1 faz com que exista uma latência na surpresa, que passa a ser nem tão surpreendente assim. É mais a sensação de acordar de um sonho. Não que sonhos sejam ruins, só estou sendo prático.
Juntar o fato 4 ao 3 faz mostra como cada atitude é poderosa. É a soma de cada grão de areia que vai formar a nossa base de apoio. E nós estamos sempre reunindo mais e mais grãos para completar nossa paisagem.
E juntando tudo, está o meu pensamentozinho que surgiu no meio da bagunça da semana. Pensamento que nasceu ao observar esse mundo à minha volta e as pessoas que vivem nele.